Untitled Document
Novidades
A Secretaria Municipal de Saúde Sabará através setor vigilância epidemiológica alerta sobre a V

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus (CHIKV) do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus (transmissores da dengue) os principais vetores. Os sintomas da doença são semelhantes aos da Dengue, porém com dores mais intensas bem como febre alta, dor nas articulações de início súbito podendo estar associado a dores musculares, cefaléia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. Alguns pacientes poderão ter persistência dos sintomas por até 03 anos.

A suspeita deve ocorrer nos casos em que há história de deslocamento em áreas com transmissão do vírus ou aqueles que entraram em contato com um caso confirmado. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo menos freqüente que nos casos de dengue.

Atualmente já ocorre transmissão autóctone (dentro do mesmo território) nas América, África, Europa, Ásia e Oceania. No final de 2013, foi registrada a transmissão autóctone da doença em vários países do Caribe. Em 2014, foram confirmados casos autóctones no Brasil e em vários países do continente americano.

Com base no informativo de 12/12/2014 a Situação da Febre Chikungunya em Minas Gerais foram notificados 95 casos, sendo 02 confirmados, 65 descartados e 28 em investigação. No município de Sabará foi registrado um (01) caso suspeito da febre de Chikungunya que se encontra em investigação clínica epidemiológica.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Ações da Secretaria de saúde de Sabará - Elaborou um plano de contingência da doença, que tem como metas a intensificação das atividades de vigilância; a preparação de resposta da rede de saúde; o treinamento de profissionais; também foram intensificadas as medidas de prevenção e identificação de casos. Para controle dos mosquitos transmissores da doença, são realizadas ações de bloqueio de casos suspeitos e eliminação de criadouros.

Fonte: PECPD/SubVPS/SES/MG Dados atualizados em 12/12/2014;

Brasília : Ministério da Saúde, 2014. <www.saude.gov.br/br;

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/preparacao_resposta_virus_chikungunya_brasil.pdf

Contatos: 3672-7861 Vigilância Epidemiológica

3672-7708 Secretaria de Saúde

Regularize o seu IPTU e evite problemas

O não pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) pode gerar uma série de transtornos para o proprietário. Quem tem dívida de IPTU com a Fazenda pode ter o nome incluso no SPC e Serasa, responder a processos e ser impedido de fazer transmissão de bens imóveis.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) proíbe o município de renunciar a cobrança do imposto que é feita anualmente. O prefeito anterior responde a processo de improbidade administrativa pela não cobrança do IPTU. Em maio de 2013 foi realizado um recadastramento em Sabará onde apareceram várias irregularidades. Foram abertos 1.900 processos administrativos contra devedores, e, através de acordo, houve o parcelamento de R$ 2.6 milhões. Deste total, 40% já se encontram com parcelas quitadas.

Informações sobre regularização de IPTU: (31)3672-7674 Secretaria Municipal de Fazenda de Sabará.

Prefeito Fantini visita obras de ampliação de escola e construção de UBSs

O prefeito de Sabará, Dr. Diógenes Fantini, dedicou os últimos dias do ano para acompanhar a evolução de quatro obras pelo município. Na manhã de terça-feira, 30 de dezembro, Fantini e o secretário de Obras de Sabará, Alex Rodrigues, foram na Escola Municipal Professora Tiná Costa, bairro Siderúrgica, ver de perto os trabalhos de reforma e ampliação do estabelecimento de ensino. A ampliação da escola dará à estrutura atual mais 11 novas salas de aula, elevador para deficientes físicos, mini-auditório, sala de informática, biblioteca e refeitório.

Em seguida Fantini se dirigiu para as obras da UBS Adelmolândia onde deu entrevista. “Realmente tem que acompanhar, cobrar e dar condições de trabalho para o pessoal encarregado das obras. Apesar da crise econômica nós estamos encerrando o ano, só hoje (dia 30/12), fazendo lajes em pelo menos três unidades. Na Escola Tiná, bairro Siderúrgica, aqui na UBS do bairro Adelmolândia, e a tarde na UBS do bairro Campo Santo Antônio. Amanhã será na UBS do bairro Roça Grande. Ao todo serão feitos em dois dias mais de mil metros quadrados de lajes”, ressalta o prefeito.

Fantini agradeceu o apoio oferecido pelo governo Dilma Rousseff. “Eu fico muito feliz porque dado a ajuda que nós obtivemos do governo federal tem sido possível fazer praticamente um parque revolucionário de obras. São cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em andamento. Além da UBS Adelmolândia, Campo Santo Antônio e Roça Grande, temos as obras no Ana Lúcia e Novo Alvorada para resolver de vez este impasse da saúde no município. Estamos com a licitação da maternidade em andamento e se Deus quiser, com o novo governo do Pimentel conseguiremos até um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para Sabará”, destaca o prefeito.

As obras em andamento possuem previsão máxima de término para o segundo semestre de 2015. O custo total da ampliação e reforma da escola Tiná Costa e da construção das três UBSs (Adelmolândia, Campo Santo Antônio e Roça Grande) é de R$ 4.289.035,36.

temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
06-01-2015
Secretaria de Obras termina Operação Tapa Buracos no Córrego da Ilha
05-01-2015
Queima de fogos no ano novo abrilhanta o céu de Sabará
31-12-2014
A Secretaria Municipal de Saúde Sabará através setor vigilância epidemiológica alerta sobre a Vigilância, Controle e Prevenção FEBRE DE CHIKUNGUNYA
30-12-2014
Regularize o seu IPTU e evite problemas
30-12-2014
Prefeito Fantini visita obras de ampliação de escola e construção de UBSs
29-12-2014
2º Encontro de Músicos Sabarenses lota teatro
Mais notícias...
Vídeos
Prefeitura inicia obras de construção da UBS no bairro Adelmolândia
Inauguração da Delegacia da Mulher
Novas obras em Ravena
Projeto Café com Prosa vai ao asilo Irmã Tereza de Jesus
303 anos de Sabará - Show Elba Ramalho
Institucional Ações Prefeitura de Sabará 2014
Prefeito visita início da obra de construção da UBS de Roça Grande
Violência contra menores é tema de seminário em Sabará
Prefeitura inicia obras de construção da UBS no bairro Adelmolândia

Acompanhado por moradores, secretários, vereadores e lideranças comunitárias, o prefeito de Sabará, Diógenes Fantini, visitou, tarde passada, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde – UBS – do bairro Adelmolândia.

Tempo em Sabará
Tempo, 24 Junho
Tempo em Sabara
+17

Máx.: +25° Mín.: +15°

Humidade: 86%

Vento: E - 10 KPH

Licitações
Carta Convite
Chamamento Público
Concorrência
Concurso de Projetos
Dispensa de Licitação
Pregão Presencial
Tomada de Preços
Próximos Eventos
PREFEITURA DE SABARÁ
GOVERNO 2013 | 2016

Rua Dom Pedro II, n. 200 - Centro
Sabará / MG
34.505-000

Telefone: (31) 3672-7700
SECRETARIAS
- Controladoria Geral do Município
- Gerência de Comunicação Social
- Gerência de Informática
- Gerência de Transportes
- Procuradoria Geral do Município
- Secretaria de Administração
- Secretaria de Cultura
- Secretaria de Defesa Civil
- Secretaria de Educação
- Secretaria de Esportes
- Secretaria de Fazenda
- Secretaria de Governo
- Secretaria de Obras
- Secretaria de Planejamento e Gestão
- Secretaria de Recursos Humanos
- Secretaria de Saúde
- Secretaria de Turismo
- Secretaria Defesa Social
- Secretaria Desenvolvimento Social
- Secretaria do Meio Ambiente
REGIONAIS
- Regional Ana Lúcia
- Regional Borges
- Regional Fátima
- Regional General e Roça Grande
- Regional Ravena